A Cores Doces é certificada pela SGS para a NP EN ISO 22000:2005
19

A segurança alimentar é um dos problemas mais importantes de saúde pública em todo o mundo. Nos tempos modernos, a distribuição dos alimentos é global, por isso, se um alimento se torna perigoso para a saúde, o risco de disseminação alargado de doença é elevado. As causas têm de ser identificadas rapidamente e os consumidores precisam de ser informados do perigo.

A preocupação crescente com a segurança alimentar reforçou a necessidade de integração entre os múltiplos referenciais exigidos pelo sector e foi um dos motores de desenvolvimento da nova família de normas da ISO. A partir de Janeiro de 2006 tornou-se obrigatório que todos os operadores que intervêm na cadeia alimentar implementem e façam cumprir os sistemas de segurança alimentar, de modo a garantirem que o produto que chega ao consumidor final seja um produto de elevada segurança e fiabilidade.

A norma ISO 22000 tornou-se uma ferramenta essencial, ao estabelecer os princípios do sistema de gestão alimentar permite colocar em ação os princípios do HACCP, em complemento de uma estrutura de gestão facilmente integrável com os demais procedimentos das empresas. Trata-se de uma norma auditável permitindo desta forma às empresas conseguirem a certificação junto da entidade que avalia toda a conformidade do sistema de gestão da segurança alimentar perante os requisitos da norma.

A finalidade da implementação da NP EN ISO 22000:2005 é assegurar a segurança dos produtos ao longo de toda a cadeia alimentar e por conseguinte garantir a segurança ao consumidor final. A Cores Doces uma vez inserida nos aeroportos nacionais e, futuramente nos PALOP’s e sendo especializada no comércio de doçaria, sector em que poucas empresas são certificadas (à exceção dos fabricantes), identificou como objetivo fundamental e diferenciador evidenciar a garantia de segurança alimentar dos produtos comercializados aos clientes. Assim a certificação, da Cores Doces, pela NP EN ISO 22000:2005 apresenta-se como um fator competitivo muito importante para a empresa.

A Cores Doces é certificada pela SGS para a NP EN ISSO 22000:2055, desde 22 de Outubro de 2014 para as seguintes actividades: preparações simples de bebidas, batidos e doces. Comercialização de doces e aperitivos, chocolates, gelados, snacks, bolos, sandes, saladas e bebidas, em lojas auto-serviço, máquinas de vending e lojas especializadas.

18


O que é a doença celíaca?
19

A doença celíaca é uma doença autoimune que se caracteriza por uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado perante a ingestão de glúten. O glúten é uma substância constituída por proteínas que se encontram naturalmente presentes em alguns cereais, nomeadamente o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. Os doentes celíacos são extremamente sensíveis ao glúten, podendo sofrer lesões na mucosa intestinal mesmo quando este é ingerido em pequenas quantidades.

A Cores colocando em vigor o Regulamento 1169/2011 tem disponível desde o dia 13 de Dezembro do ano de 2014, em sistema de cores nas lojas Cores Doces onde o cliente pode escolher gomas/rebuçados isentos de alergénios, com glúten, com lactose, entre outros.

Nas restantes lojas (Olá e Chocolate Lounge) todos os alergénios estão igualmente identificados e disponíveis para o consumidor.

18